CPMI: base de Lula barra convocação de ex-assessor do 'Careca do INSS'
Edson Claro Medeiros Júnior procurou a Polícia Federal com alegação de medo de possíveis atentados contra sua vida
Por | Publicado em: 02/10/2025 20:04:23 | Fonte: Revista Oeste

Discussões acaloradas marcaram o encontro da CPMI do INSS nesta quinta-feira, 2, quando os membros do colegiado retiraram da pauta, por 16 votos a 14, o pedido de convocação de Edson Claro Medeiros Júnior, ex-colaborador de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. A retirada ocorreu por iniciativa de parlamentares da base do governo Lula.
Medeiros Júnior declarou à Polícia Federal que “Careca” transportava grandes quantias em dinheiro vivo para o pagamento de propina e que teria tentado se desfazer de sua frota de veículos para evitar que fossem apreendidos.
Segundo ele, a decisão de procurar as autoridades ocorreu por temer possíveis atentados à sua integridade física.
No auge da discussão, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) chegou a bater na bancada e protestou: “Não há previsão no regimento” para a convocação.
Para ele, as informações fornecidas por Medeiros Júnior à Polícia Federal não têm relação direta com o objetivo da CPI, que investiga a fraude bilionária dos descontos ilegais sobre benefícios de aposentados.
Senador protesta contra atuação da esquerda na CPMI do INSS
Pelas redes sociais, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) divulgou o momento em que a esquerda comemorou a derrubada dos requerimentos.
“Toda base do governo Lula votou ‘NÃO’ à vinda do senhor Edson”, escreveu o senador no X. “Claro que ele (Medeiros Júnior) foi ameaçado de morte pelo lobista ‘Careca do INSS’. Ele poderia dar nomes dos poderosos envolvidos nesse escândalo que lesou milhões de viúvas, órfãos e idosos pobres do Brasil. Tirem suas próprias conclusões sobre quem está por trás dessa vergonhosa sabotagem na CPMI.”
“A quem interessa blindar a investigação desse esquema?”, questionou Girão.
Um dos requerimentos rejeitados é de um parlamentar do PT
Ao todo, dois requerimentos pediam a convocação do ex-assessor do “Careca do INSS”. O deputado federal Rogério Correia (PT- MG) apresentou o Requerimento 1.830/2025.
Para o petista, ouvir Medeiros Júnior é essencial para entender como ele participou das irregularidades no INSS e oferecer informações que permitam à CPMI investigar melhor os prejuízos que atingiram aposentados e pensionistas.
O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) também pediu a convocação de Medeiros Júnior.