Presidente da CPMI do INSS adverte petista: 'Não suba o tom'
O episódio ocorreu durante a oitiva do ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho
Por | Publicado em: 02/10/2025 20:47:54 | Fonte: Revista Oeste

Um momento de tensão marcou a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS nesta quinta-feira, 2, quando o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), advertiu o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) durante um debate.
O episódio ocorreu durante a oitiva do ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho.
O desentendimento se deu durante a discussão de um requerimento, levando o deputado Paulo Pimenta a elevar a voz e levantar-se da cadeira.
Carlos Viana interveio e solicitou moderação ao colega, afirmando: “No grito, aqui, ninguém vai ganhar nada”.
“Vou pedir a Vossa Excelência que, todas as vezes que for se manifestar, o senhor não suba o tom de voz comigo”, afirmou Viana. “Eu trato Vossa Excelência com toda a gentileza. Levantando e batendo a mão na mesa, não é assim que o senhor vai ganhar.”
CPMI foi suspensa temporariamente depois da confusão
Depois do embate, a sessão precisou ser suspensa por cinco minutos para que ambos pudessem conversar reservadamente.
Na volta, tanto Viana quanto Pimenta retomaram a reunião em tom mais ameno e deram sequência à análise dos requerimentos.
Pimenta solicitou a palavra e se desculpou pelo comportamento, dizendo: “Queria aproveitar para pedir desculpas a Vossa Excelência e aos demais colegas pela maneira como me exaltei de forma inadequada, e gostaria que o senhor me desculpasse, porque sempre me tratou com respeito”.
Viana respondeu agradecendo e aceitou as desculpas do deputado.
A CPMI do INSS foi criada pelo Congresso Nacional para investigar denúncias de um esquema bilionário no qual valores de aposentados e pensionistas foram desviados indevidamente de suas contas bancárias.