Pré-candidatos à Presidência, Caiado e Zema comentam operação no Rio de Janeiro
Os governadores de Goiás e Minas Gerais adotaram um tom crítico à gestão Lula
Por | Publicado em: 29/10/2025 09:01:46 | Fonte: Revista Oeste
Os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG) publicaram em suas redes sociais vídeos comentando a operação contra o Comando Vermelho (CV), realizada nesta terça-feira, 28. Pré-candidatos à Presidência, ambos criticaram a falta de suporte da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva na guerra contra o tráfico.
“Parece que eu estou olhando para cenas de guerra lá da Faixa de Gaza”, comentou Zema em um vídeo que destaca as imagens de corpos e incêndios nas comunidades cariocas. “Mais uma vez, as forças policiais de um Estado têm de enfrentar sozinhas essas facções terroristas.”
O político do Novo ainda repreendeu o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Ele afirmou que o responsável pela Segurança Pública preferiu criticar o governador carioca, Claudio Castro (PL), “em vez de ajudar”. Zema também disse que o Governo Lula “se recusa a mandar blindados para proteger a vida de quem nos protege”.
Caiado parabeniza a ‘decisão firme’ de Castro pela operação no RJ
O governador de Goiás, por sua vez, usou seu depoimento para parabenizar Castro e as forças de segurança cariocas. Ele destacou a “decisão firme de enfrentar o crime no Rio de Janeiro” e o “compromisso com a paz e a liberdade da população”.
No vídeo, comentou a “total situação de impunidade” e que “traficantes e faccionados se acham no direito de privar as pessoas de suas liberdades”. Caiado também celebrou o trabalho dos policiais durante a operação no RJ. Segundo ele, as forças civil e militar agiram de “peito aberto”, mesmo “sem a proteção e participação do Governo Federal”.
Caiado e Zema são opções da direita para 2026, mas não batem Lula
Caiado e Zema são os únicos políticos ligados ao campo da direita e centro-direita que fizeram grandes eventos para lançar suas pré-candidaturas para a Presidência em 2026. Nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr. (PSD) também são ventilados como opções, embora ainda mantenham suas estratégias em aberto.
No levantamento mais recente do instituto Paraná Pesquisas, por exemplo, Zema e Caiado aparecem com 4,7% e 3,2% das intenções de voto em um cenário com Lula e Bolsonaro. Trocando o ex-presidente pelo atual governador de São Paulo, os resultados sobem para 5,7% e 4,1%.
Sem a consolidação de uma estratégia para a direita em 2026, Lula aparece em destaque nos quatro cenários para o primeiro turno. Além de Bolsonaro e Tarcísio, o Paraná Pesquisas traz cenários em que os principais opositores ao petista são Michelle Bolsonaro e Flávio Bolsonaro. Apesar de já terem cravado suas presenças no próximo pleito, Caiado e Zema não aparecem nas pesquisas como opções viáveis para levar a direita ao segundo turno.