Bilionário conservador vence eleição na República Tcheca
Com discurso alinhado à direita mundial, Andrej Babis retorna ao cargo de primeiro-ministro do país depois de 4 anos
Por | Publicado em: 05/10/2025 08:52:34 | Fonte: Revista Oeste

A eleição na República Tcheca, realizada neste sábado, 4, resultou na vitória do partido ANO (sim, em tcheco), liderado pelo bilionário Andrej Babis, que recebeu 34% dos votos. O principal adversário, a coalizão Spolu (juntos), obteve 23% dos votos, numa escolha que consolidou a expectativa do retorno de Babis ao cargo de primeiro-ministro, depois de quatro anos.
Conhecido por sua postura contrária à imigração, o político destacou em sua campanha o compromisso com o crescimento econômico, aumento de salários e aposentadorias, redução de impostos e incentivos para que jovens tenham mais filhos. Ele também prometeu acabar com a política de austeridade, vigente no atual governo.
Retórica conservadora e alianças no Parlamento da República Tcheca
Especialistas afirmam que a lembrança positiva do período em que Babis governou, entre 2017 e 2021, junto à retórica conservadora, contribuiu para o resultado. Agora, ele se aproxima da direita europeia e busca apoio no Parlamento para formar maioria, principalmente com partidos alinhados à ideologia.
Entre os possíveis aliados está o SPD, liderado por Tomio Okamura, que defende o fim da União Europeia. Outro grupo cotado para a coalizão é o Auto. Ele propõe eliminar ciclovias e encerrar investimentos em energia renovável, com prioridade para termelétricas e usinas nucleares.
“Vamos resgatar uma República Tcheca forte e permanecer na Otan”, afirmou Babis, durante entrevista depois da apuração, dos votos. Ele ressaltou, ainda, o objetivo de “salvar a Europa”. O atual primeiro-ministro, Petr Fiala, reconheceu o resultado e felicitou o vencedor.